Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ausência Presente

Um aperto no peito e um nó na garganta se tornaram reações constantes em meu organismo.
Tem dias que batem com força, outros com menos e às vezes, dão até uma folga e não aparecem.
A falta que uma pessoa amada faz na vida de um indivíduo é algo absurdamente incrível. Não tem como mensurar, é impossível descrever...simplesmente você tem que entender que não tem mais. Não pode mais ver, tocar ou escutar. Tudo o que você tem agora são as lembranças do passado e a fé no futuro.
Fé é a certeza daquilo que não podemos ver.
Crer em Deus, no futuro ou no amor, exige fé.
Vamos falar de amor.
Dizem que você só conhece sua namorada quando se casa, e só conhece sua esposa quando separa.
Escutei um depoimento novo. Um senhor disse a meu pai que só conheceu sua esposa quando se aposentou, pois só agora teve a oportunidade de ficar em casa e conviver de fato com ela. E disse também que se a conhecesse antes não se casaria com ela. Talvez ela diga a mesma coisa.
Acho que na verdade o ser humano nunca está satisfeito. Temos uma mania feia de olhar para a vida alheia e achar que a nossa nunca está boa. Dizem que a mulher do vizinho sempre parece ser mais gostosa do que a sua.
Quando conseguimos um emprego ficamos super felizes e damos louvores. Alguns meses depois estamos reclamando do trabalho, das pessoas e do salário.
Será que o amor tem prazo de validade??
Sim e não.
Existe um tipo de amor que com certeza não tem prazo de validade. Amor ágape. Esse amor é o amor que Deus sente por nós.
Amor ágape é um amor incondicional. Não importam as circunstâncias, distância, dificuldades ou atitudes do outro, e nem mesmo o tempo....nada importa.
É o amor comportamental que Jesus Cristo diz para termos uns pelos outros. Não somos obrigados a “sentir” nada por ninguém, mas a nos comportarmos de uma maneira que gostaríamos que as pessoas fizessem com a gente.
Os gregos utilizam várias palavras para denominar diferentes manifestações do amor;
Philia é utilizado para sentimentos de amizade.
Eros para um sentimento mais romântico ou sexual.
Storgé se refere aos laços familiares.
Amor Ágape é o único não sentimental. É muito mais comportamental e por isso não tem prazo de validade.
O ser humano é transitório, bem como seus desejos, sentimentos e necessidades. Por isso a única forma de resistir ao mundo e ao próprio ser humano, é praticando o amor ágape.
Talvez seja difícil identificar o que realmente estamos sentindo, mas temos que prestar atenção, pois, nossas escolhas com certeza irão influenciar muitas vidas.
Cada dia é como uma folha de diário. O que vamos escrever? Vamos escrever mesmo? Como vamos escrever?
Acho que ainda posso amar de diversas formas, todos podem.
Mas o que todos precisam entender é que inevitavelmente assim como Bernardo e Deus estão ligados pelo amor ágape, Bê e Fê também estão. Antes, ligados por um amor Eros e Philia, mas após um duro golpe do destino e o amadurecimento, hoje e para sempre ligados pelo amor ágape.
Só sei Fezinha, que sua ausência é presente e mesmo estando ausente, você sempre estará presente.
Amor ágape.